41 3372 6943

Santa Felicidade

41 3234-1616

Bigorrilho

contato@aprendizagemcerebral.com.br

NEUROFEEDBACK

O Neurofeedback é uma técnica de treinamento cerebral não invasiva utilizada há décadas nos EUA e na Europa. Considerada um instrumento inovador no campo de reabilitação neurológica e psicológica vem alcançando resultados extremamente positivos no tratamento de diversas patologias como depressão, ansiedade, estresse, TDAH, insônia, entre outras.

O principal objetivo do Neurofeedback é potencializar o funcionamento cerebral buscando um equilíbrio funcional permitindo com isto aprimorar o foco, a atenção, concentração e memória, atuando também diretamente nas questões emocionais e consequentemente reduzindo sintomas de diversas psicopatologias ou patologias.
Quando há um padrão disfuncional de ondas cerebrais é possível corrigir. Com o Neurofeedback essas ondas são corrigidas e a medida que o tratamento vai avançando a melhora e o bem-estar ficam mais evidentes. Assim que seu repertório comportamental e emocional torna-se mais positivo o uso de fármacos diminui.
O tratamento consiste primeiramente num mapeamento das ondas cerebrais para detectar padrões disfuncionais através de eletroencefalograma. Após é definido um plano terapêutico individualizado onde serão trabalhadas as correções da atividade cerebral disfuncional. Durante o tratamento na medida em que os padrões de ondas cerebrais são regularizados o desempenho cerebral será ajustado, possibilitando um maior rendimento da capacidade cognitiva e melhora de sintomas psíquicos ou emocionais. Através de feedbacks visuais e auditivos de seu funcionamento o cérebro aprende a operar de uma forma mais eficiente aumentando sua capacidade de operacionalização com menor gasto de energia.
São necessárias em média de 30 a 40 sessões, duas vezes por semana com duração de  1 hora cada. 

FUNCIONAMENTO DO PROCESSO TERAPÊUTICO

1ª Etapa: Anamnese
A coleta de dados é fundamental para o levantamento dos objetivos do processo. Neste momento inicial são coletadas informações gerais, queixas, histórico e objetivos pessoais a serem alcançados.
 
2ª Etapa: Mapeamento Cerebral
Através de eletrodos no couro cabeludo, a avaliação é realizada com o objetivo de conhecer o padrão de funcionamento do cérebro:  frequências predominantes, conectividade e sincronicidade. Com esta avaliação, juntamente com os dados coletados na anamnese, é criado um plano de treinamento, cujo objetivo principal é normalizar padrões cerebrais disfuncionais.

3ª Etapa:
Treinamento
O treinamento se dá por feedback sonoro e/ou visual do funcionamento cerebral em tempo real. Através de sessões semanais o cérebro aprende (por condicionamento operante) a corrigir as atividades cerebrais disfuncionais, organizando sua fisiologia, aprimorando o funcionamento mental em busca de maior eficiência e bem estar.

Com a autoconsciência desenvolvida pelos treinos das ondas cerebrais, a pessoa aprende a alterar estados mentais, otimizando o desempenho pessoal e profissional bem como suas habilidades, melhorando sua qualidade de vida.